Empreende:LAB

Leitura obrigatória: “Empreendedorismo e seus significados” por Bruno Soalheiro

Deixe um comentário

“’Empreendedor’ é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização”

Esta sentença acima é o que você vai ler imediatamente após digitar o termo empreendedorismo na Wikipedia. O termo foi criado na França há uns dois séculos, e, desde então, tem sido usado quase sempre associado ao mundo capitalista.

Se você continuar lendo o que a Wikipedia diz, perceberá que o conceito se amplia ao longo do texto, com definições de Schumpeter que considerou esta característica fundamental dentro de sua Teoria da Destruição Criativa, e de nosso contemporâneo Peter Drucker, que afirma ser a característica que um indivíduo tem de aproveitar oportunidades para gerar mudanças.

Como em quase todas as coisas nessa vida, no caso do empreendedorismo, a existência precede a consciência. E a consciência neste caso nasceu da observação de um economista predestinado a ser comerciante, o Sr. Jean- Baptiste Say. Desde então o termo tem sido fortemente, senão totalmente associado ao mundo das organizações e do capitalismo.

Vejo que, por conta desta percepção, grande parte das pessoas acaba perdendo a oportunidade de compreender e aplicar em suas vidas este conceito, que é, antes de qualquer coisa, uma característica do comportamento humano e que apenas por acaso vem sendo utilizada quase que exclusivamente no mundo dos negócios.

Empreendedorismo está além de lidar com negócios

Conheci muita gente empreendedora que jamais teve um negócio. Madre Teresa de Calcutá foi uma. Eu já pensei que ela “apenas” “ajudava os pobres” e a imaginava como uma senhora velhinha que vivia orando e fazendo curativos. Um dia, por acaso, assisti a um documentário e me surpreendi: A mulher era uma máquina! Ela chegava nas comunidades, identificava as lideranças, fazia alianças, ia atrás dos governantes, estabelecia parceria com empresas locais, comandava a improvisação de abrigos e muito mais. Se isto não é empreendedorismo, não sei o que é!

Empreendedorismo

Fico consternado ao perceber que algumas crianças já nascem com o pé no empreendedorismo, e este às vezes é desestimulado por uma criação excessivamente míope ou, em alguns casos, incompetente mesmo.

Empreendedorismo, em minha humilde visão de psicólogo, é a habilidade de enxergar a realidade e agir de maneira ativa e criativa sobre ela. Dentro desta acepção, aquele rapaz esperto e despachado que resolve tudo na fazenda é um empreendedor. Aquela criança curiosa que “enche o saco” do eletricista querendo saber o que ele está fazendo e perguntando se pode usar uma das ferramentas, tem a curiosidade do empreendedor. Aquela senhora que chegava vestida de freira e tocava fogo na ação era sim, uma grande empreendedora.

Empreendedorismo é uma atitude que move o mundo muito antes de ser batizada com este nome. E é coisa séria demais pra ficar apenas no mundo dos negócios. É caso de saúde pública e de desenvolvimento de famílias, cidades e nações.

É por isso que me alegro ao ver iniciativas como esta do Empreendedor X, que leva às redes sociais, e consequentemente a um número crescente de pessoas, a noção, o conceito e as ferramentas inerentes a este que é um dos comportamentos mais decisivos para o desenvolvimento de nossa espécie.

É com prazer que estreio hoje minha coluna por aqui, e é com muita humildade que saúdo a todos que frequentam este espaço de desenvolvimento e aprendizado. É por causa de pessoas como vocês que a vida se torna muito mais fascinante e cheia de possibilidades.


Fonte: Soalheiro, Bruno. Empreendedorismo e seus significados. Artigo publicado online. Disponível em http://empreendedorx.com.br/brasil-e-empreendedorismo/empreendedorismo-significados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s